Comunicação em vendas no contexto de pandemia

A comunicação é um processo que visa a transmissão e a recepção de uma mensagem por meio de um código. Ela pode ser usada de modo mais formal, como a praticada nos meios profissionais , ou informal, aquele tipo de linguagem, comumente, utilizada em grupos de família ou amigos.

Quando se trata da comunicação voltada à atividade profissional, como no ramo de vendas, por exemplo, é necessário que seu uso se faça voltado para sua intencionalidade, bem articulada de acordo com os propósitos específicos que se busca executar, que vão desde a abordagem de um cliente e negociação da venda (fazendo uso de uma linguagem persuasiva) até o momento pós-venda, caso haja.

Vale ressaltar que, para uma boa comunicação existir no processo de vendas, é imprescindível que haja uma boa utilização do canal, seja ele presencial ou à distância.

Em contexto de pandemia, como o instalado no Brasil, nos anos de 2020 a 2021, em que o país, assim como outros, encontra-se de quarentena, os modos de se comprar e vender estão sendo remodelados, tendo em vista o contexto de isolamento social que hoje faz as pessoas necessitarem de comprar e vender à distância e não mais apenas presencialmente.

Segundo o site de pesquisa G1, as pequenas e médias empresas têm recorrido ao uso da rede social digital Instagram com a finalidade de manterem, à distância, suas vendas estáveis e muitas estão tendo sucesso nessa nova atitude de mercado.

Ao pensarmos em estratégias para as grandes empresas, podemos citar o canal televendas como solução, por ser mais viável aos negócios que possuem maior estrutura e mais recursos, para contratação de funcionários para tal função, por exemplo.

Além disso, nessas empresas maiores, o uso das redes sociais voltadas para postagens de conteúdos imagéticos, como o Instagram, pode ser explorado não apenas como objetivo de vendas, como ocorre nas pequenas empresas, mas como recurso de marketing no intuito de reforçar os canais de venda direta. E as redes sociais como o Twitter, com características de postagens escritas, pode ser bem direcionado para funcionar como um canal de comunicação pós-venda e interação com insatisfações que por ventura acontecerem.

Logo, mesmo em meio a uma pandemia, o processo comunicativo com finalidade de venda pode ser remodelado para que as empresas superem os novos desafios e as formas tradicionais de vendas tidas até então.

(Texto intuitivo feito para processo seletivo que participei e que eu resolvi deixar compartilhado no blog)

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